Mesas E-Blocks

01-06-2010 16:33

 

O CRTIC de Setúbal e a ENDU – Energias Educativas estabeleceram um protocolo no sentido de colocar em prática o projecto ”+ Especial”, cujo principal objectivo passa por testar a utilização das mesas e-Blocks, no desenvolvimento de actividades por alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, situação pioneira no nosso país.

Este material pedagógico permite uma interacção colaborativa, dinâmica e intuitiva entre um grupo que pode ir até seis elementos e software de desenvolvimento de competências nas áreas da Matemática, Língua Portuguesa e Inglês.

Para concretizar esta iniciativa foram estabelecidos protocolos com as Direcções de cinco Agrupamentos de Escolas e facultada formação aos docentes de seis Unidades de Ensino Estruturado para atendimento de alunos com espectro do autismo, onde as mesas já foram colocadas.

A formação dos docentes tem a duração presencial de 12 horas, períodos de trabalho autónomo, acompanhamento online através de plataforma Moodle e apoio personalizado aos intervenientes por parte da ENDU, ficando o equipamento experimentalmente nas Unidades até ao final do ano lectivo.

As mesas e-Blocks, produzidas pela empresa brasileira Positivo Informática, serão ainda disponibilizadas a outro público-alvo que poderá beneficiar da sua utilização durante o período das férias escolares, com a colaboração das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Associações locais, da área geográfica de intervenção do CRTIC de Setúbal.